Valdirene Aparecida Pascoal's research while affiliated with São Paulo State University and other places

What is this page?


This page lists the scientific contributions of an author, who either does not have a ResearchGate profile, or has not yet added these contributions to their profile.

It was automatically created by ResearchGate to create a record of this author's body of work. We create such pages to advance our goal of creating and maintaining the most comprehensive scientific repository possible. In doing so, we process publicly available (personal) data relating to the author as a member of the scientific community.

If you're a ResearchGate member, you can follow this page to keep up with this author's work.

If you are this author, and you don't want us to display this page anymore, please let us know.

Publications (4)


Hábitos e informação: contribuições peirceanas para análise dos efeitos interpretativos no contexto da comunicação digital
  • Article
  • Full-text available

December 2023

·

18 Reads

InCID Revista de Ciência da Informação e Documentação

Valdirene Aparecida Pascoal

·

Neste artigo o objetivo é desenvolver uma reflexão sobre possíveis impactos de conteúdos propagados em plataformas digitais na relação que estrutura informação-hábito-ação, a partir da semiótica peirceana. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento desta reflexão é pautada na hipótese central, segundo a qual a abordagem semiótica peirceana propicia elementos que auxiliam a compreensão dos processos informacionais que direcionam o desenvolvimento de hábitos. Entendemos que em tempos de Big Data, Sociedade da Informação, Mídias Digitais, Fake News, torna-se premente compreender a dinâmica que envolve a informação e sua relação com a conduta humana. A caracterização de informação enquanto processo, apresentada por Charles Sanders Peirce, apresenta elementos que auxiliam no entendimento da relação existente entre informação, ação e conduta; conforme um signo e seus correlatos transmitem adequadamente a forma do objeto para um interpretante, a informação presente neste processo direciona o comportamento humano e de outros animais. À medida que o uso e disseminação de plataformas digitais se tornam fundamentais em sociedades industrializadas, a noção de informação se altera e consequentemente influencia a conduta individual e coletiva. Em busca de entendimento dessa relação desenvolvemos uma distinção entre hábitos de ação e hábitos de conduta, tendo como hipótese de pesquisa que compreender a relação entre informação, hábitos e ação, pode colaborar para o entendimento do impacto que elementos de tecnologias de informação vêm desempenhando na conduta individual e coletiva.

Download
Share

Serão as Fake News informações?: uma Análise a Partir dos Planos Teóricos da Informação

August 2023

·

15 Reads

Logeion Filosofia da Informação

O contexto informativo está ameaçado pela ampla difusão e acesso de fake news – conteúdos falsos, que utilizam de características de notícias provenientes do jornalismo, para que os indivíduos que as recebam, acreditem que possuem cunho verídico, levando o leitor ao erro, devido sua má intencionalidade. Diante disso surge a questão: em que medida poderia uma fake news ser considerada informativa? Expõe-se neste artigo, planos da informação, que concentram algumas das principais teorias da informação. O artigo realizou uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento bibliográfico teve como foco os temas fake news e a teoria da informação e ocorreu na Scientific Electronic Library Online – SciELO, em artigos de revistas disponíveis em acesso aberto. Ressalta-se que a discussão sobre o potencial informativo das fake news ainda é controversa e deve ser continuada por pesquisadores da Ciência da Informação, dada a relevância do tema para a sociedade em termos sociais, políticos e econômicos.


Figura 1: Bibliotecas no Brasil -Dados do Século XX
Figura 2: Quantidades de disciplinas por área da Filosofia nos cursos de Biblioteconomia
A FILOSOFIA NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS ÁREAS E OS AUTORES MAIS RECORRENTES NOS CURRÍCULOSTHE PHILOSOPHY IN LIBRARY SCIENCE COURSES IN BRAZIL: A STUDY ON THE MOST RECURRENT AREAS AND AUTHORS IN THE CURRICULUMLA FILOSOFÍA EN LOS CURSOS DE BIBLIOTECOLOGÍA EN BRASIL: UN ESTUDIO SOBRE LAS ÁREAS Y AUTORES MÁS RECURRENTES EN EL CURRÍCULO

O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar a aplicação do ensino de filosofia nos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Para compreender essa importante relação entre Biblioteconomia e o ensino de Filosofia, realizou-se um levantamento inicialmente quantitativo, para que, posteriormente, se apresente reflexões qualitativas que analise o impacto de disciplinas humanísticas na formação dos bibliotecários. Com base nesses estudos, foi possível primeiro compreender que a importância dessas disciplinas filosóficas nos cursos da Biblioteconomia, sugere a capacitação profissional para além do âmbito técnico, possibilitando que os profissionais atuem em dimensões sociais, políticas e culturais, desenvolvendo uma visão crítica em relação às organizações sociais e ambientes laborais. A biblioteconomia, como um ramo da ciência da informação, se fundamenta na sua capacidade de registrar, guardar, estocar informações cruciais para o desenvolvimento do conhecimento. E, o ensino da Filosofia nestes cursos, estimula através da sua exigência de demonstração, racionalização e exposição a coragem dos profissionais da biblioteconomia a pensar corretamente sobre assuntos desta área do saber.


MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E A INFORMAÇÃO COMO MEDIAÇÃO DA REALIDADE: A ATUAÇÃO DOS INTERPRETANTES PARA A SIGNIFICAÇÃO

August 2022

·

12 Reads

Resumo: No sentido geral, o ato de mediar está relacionado à intervenção de um agente que possibilita a interação de diferentes níveis de sujeitos informacionais com plataformas de acesso à informação. O uso, a transmissão, o fluxo, o acesso, a propagação da informação, somado ao direcionamento de ações para interação e para acesso, entre outros, são parte de um processo inerente à mediação da informação. O mediador, sendo profissional da informação, nessa perspectiva, tem o papel de intermediar e identificar a busca e o acesso à informação. Não atuando apenas como profissional responsável pela organização e representação da informação, mas também pelo desenvolvimento do conhecimento. Assim, o objetivo deste artigo é analisar os fundamentos teóricos da mediação da informação e relacioná-los à semiótica desenvolvida pelo filósofo estadunidense Charles Sanders Peirce. Nesse sentido, a questão que direcionou a problemática do artigo foi assim formulada: em que medida os aspectos da teoria dos interpretantes da semiótica peirceana podem contribuir para a mediação da informação? Entende-se que a teoria dos interpretantes elaborada pelo filósofo, no cerne da teoria geral dos signos, e sua concepção de pragmatismo, auxiliam na compreensão do processo cognitivo que atua na mediação da informação para a construção do conhecimento. Este artigo foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica. Os materiais que deram sustentação teórica a este artigo foram recuperados em bases de dados, revistas e periódicos científicos. Foram analisados os eventos científicos: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, Seminário em Ciência da Informação e do Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação. Os termos pesquisados: Mediação da Informação, Semiótica Informacional; Mediação da Realidade; Interpretantes e Significação. Espera-se que a pesquisa desenvolvida ofereça arcabouço teórico para instigar reflexões acerca de processos cognitivos presentes na mediação. Abstract: In the general sense, the act of mediating is related to the intervention of an agent that enables the interaction of different levels of information subjects with information access platforms. The use, transmission, flow, access, and propagation of information, together with the