Taline Borges Ribeiro's research while affiliated with Universidade Federal do Recôncavo da Bahia and other places

What is this page?


This page lists the scientific contributions of an author, who either does not have a ResearchGate profile, or has not yet added these contributions to their profile.

It was automatically created by ResearchGate to create a record of this author's body of work. We create such pages to advance our goal of creating and maintaining the most comprehensive scientific repository possible. In doing so, we process publicly available (personal) data relating to the author as a member of the scientific community.

If you're a ResearchGate member, you can follow this page to keep up with this author's work.

If you are this author, and you don't want us to display this page anymore, please let us know.

Publications (2)


Figura 4. Fases do desenvolvimento pós-seminal de Adenanthera pavonina
Morfologia de frutos, sementes e plântulas, e aspectos de germinação de Adenanthera pavonina L. (Leguminosae)
  • Article
  • Full-text available

September 2019

·

79 Reads

·

3 Citations

Revista Vértices

·

Taline Borges Ribeiro

·

·

[...]

·

Matheus Pires Quintela

Os objetivos deste trabalho foram descrever os aspectos morfológicos dos frutos, sementes e plântulas de Adenanthera pavonina L., além de verificar métodos alternativos para superação de dormência das sementes. Tais aspectos irão auxiliar nas formas de propagação desta espécie e também em sua identificação, ainda em estágio juvenil. Aspectos externos e internos dos frutos e sementes e externas de plântulas, além de medições biométricas foram realizados. Aplicaram-se tratamentos pré-germinativos para verificar o método mais eficiente. Com os resultados conclui-se que o fruto, tipo legume, apresenta em média de nove a dez sementes do tipo globosa e bitegumentada, com resquício de endosperma. O embrião é do tipo criptorradicular, sendo a germinação do tipo epígea, ocorrendo três dias após a semeadura, com formação completa da plântula aos vinte e dois dias. O método de escarificação mecânica com lixa foi o mais eficiente para superar a dormência de sementes de A. pavonina. Os aspectos descritos e ilustrados mostraram-se confiáveis para identificação da espécie e contribuem com informações úteis para o meio produtivo. Os testes alternativos à escarificação mecânica das sementes não foram eficientes para superação da dormência de A. pavonina.

Download
Share

Figura 1 -A-B: Estrutura de um fruto de L. lurida. A= Fruto fechado, em posição longitudinal; B= Fruto observado em posição transversal; C= Fruto em corte transversal, sem opérculo, ainda com as sementes no interior da urna.
MORFOLOGIA DE FRUTOS E SEMENTES DE INHAÍBA (LECYTHIS LURIDA (MIERS) S.A. MORI - LECYTHIDACEAE

June 2019

·

442 Reads

Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

O objetivo deste trabalho foi descrever os caracteres morfológicos de frutos e sementes de Lecythis lurida (Miers) S.A. Mori. Os frutos foram coletados no munícipio de Laje – Bahia em abril de 2018. No estudo do fruto, foram observadas as características: tipo, dimensões, textura, consistência do pericarpo e número de sementes por fruto. Os aspectos observados para as sementes foram: externas - cor, forma, dimensões, textura e consistência do tegumento; internas - embrião (cotilédones, eixo hipocótilo-radícula). O fruto de inhaíba é do tipo pixídio, indeiscente, de textura lenhosa, apresentando em média quatro sementes por fruto, com comprimento médio de5,61 cm e largura média de7,48 cm. As sementes apresentam formato triangular anguloso, tegumento ósseo, dotadas de arilo carnoso na região basal e ápice umbonado, com dimensões médias de 43,55 x 36,89 x29,28 mm. O embrião é conferruminado, sem distinção de cotilédones, eixo hipocótilo-radícula e plúmula. A morfologia de frutos e sementes fornece subsídios que contribuem para o reconhecimento da espécie.