Rafael Rossi's scientific contributions

What is this page?


This page lists the scientific contributions of an author, who either does not have a ResearchGate profile, or has not yet added these contributions to their profile.

It was automatically created by ResearchGate to create a record of this author's body of work. We create such pages to advance our goal of creating and maintaining the most comprehensive scientific repository possible. In doing so, we process publicly available (personal) data relating to the author as a member of the scientific community.

If you're a ResearchGate member, you can follow this page to keep up with this author's work.

If you are this author, and you don't want us to display this page anymore, please let us know.

Publications (8)


ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
  • Article

April 2024

·

1 Read

Revista GESTO-Debate

Rafael Rossi

O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.

Share

Ensino, Aprendizagem e Saberes Pedagógicos Escolares: Reflexões Teórico-Práticas

February 2024

·

3 Reads

Revista GESTO-Debate

O presente artigo é uma mediação por meio da qual explicitamos os vínculos entre a prática de ensino e aprendizagem, tendo como foco as potencialidades investigativas que os saberes pedagógicos podem oferecer à ciência pedagógica e, de modo mais amplo, ao próprio debate e práxis educacional. Esse procedimento metodológico é inerente à Pedagogia Humano-Processual que possui como objetivo contribuir com realizações efetivas da pedagogia compreendida como ciência da e para a educação. Nesse sentido, compreendemos que a sistematização de saberes pedagógicos oriundos da prática e refletidos teoricamente apresentam relevantes potencialidades para a pesquisa e para inspirar outras ações de agentes, em muitos casos, distantes geograficamente das abordagens iniciais.


Estado da questão da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores

December 2023

·

2 Reads

Revista Ensino & Pesquisa

Esse trabalho discutiu um estado da questão da tese de doutorado, em andamento, na área da educação. Para isso, realizou-se um mapeamento de pesquisas publicadas no período de 2017 a 2022. Para a análise e discussão dos trabalhos, utilizou-se a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria educacional e pedagógica contemplada. Como resultados parciais da pesquisa, o estado da questão proposto permitiu mapear e dialogar sobre as produções existentes sobre o objeto de pesquisa, mesmo que de forma ainda limitada, já que se utilizaram apenas os resumos. Enfim, ratificaram a relevância do objeto de estudo para o campo educacional.


MÉTODO HUMANO-PROCESSUAL: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EM EDUCAÇÃO

December 2023

·

4 Reads

Revista GESTO-Debate

No presente artigo explicitamos, introdutoriamente, o método humano-processual em suas potencialidades analíticas e investigativas para a pesquisa em educação. A abordagem teórica e metodológica humano-processualista remonta à tradição filosófica que possui a preocupação em desvendar o movimento essencial do objeto como ele é em si mesmo. Além disso, em igual importância, há a preocupação com o processo catártico na dimensão ética no processo de produção do conhecimento. Desvendar o objeto em sua lógica imanente, nesse sentido, é tão relevante quanto à preocupação com o aprimoramento das individualidades envolvidas. Nesse sentido, o método humano-processual apresenta possibilidades tanto para a produção científica, quanto com relação à dimensão filosófica e ética do processo de formação humana que os indivíduos desenvolvem.


O elmo de Perseu: educação e ideologia em debate
  • Article
  • Full-text available

December 2023

·

22 Reads

Revista Linhas

O presente artigo é um instrumento pelo qual explicitamos os vínculos entre educação, ciência e ideologia. Para atingir esse objetivo, partimos da análise histórica e real desses conceitos enquanto expressões de movimentos reais. O método com que trabalhamos é a ontologia marxiana, e a teoria educacional e pedagógica na qual nos baseamos é a pedagogia histórico-crítica. Concluímos com a necessidade dos pesquisadores e professores refletirem sobre a orientação ideológica de suas atividades investigativas e educativas, a partir da função social que a ideologia e a ciência desempenham junto ao complexo social educacional. Tomamos como aporte reflexões oriundas do filme “Não olhe pra cima” e o mito grego de Perseu.

Download

Por que os educadores precisam fazer a pergunta de Hamlet?

Revista HISTEDBR On-line

O presente artigo é um procedimento de que nos utilizamos para abordar a relevância da apropriação das obras estéticas literárias na atuação e na pesquisa em Educação. Partimos das contribuições da perspectiva ontológica lukacsiana e, também, as elaborações da pedagogia histórico-crítica, para explorar as potencialidades da grande arte no debate em educação. Consideramos a perspectiva ontológica e histórica da constituição e da função social da obra de arte e avançamos para suas potencialidades realistas no que se refere ao fenômeno educativo tendo como aporte o clássico “Hamlet” de Shakespeare. Concluímos que as Artes fornece um tipo de conhecimento que permite compreender aspectos essenciais da realidade objetiva e, nesse aspecto, precisa ser apropriada e transmitida por meio da atividade teleologicamente orientada dos educadores e dos pesquisadores educacionais.


Educação, Sociedade e Meio Ambiente

September 2022

·

2 Reads

Revista GESTO-Debate

O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a relação entre sociedade e natureza no âmbito da sociedade capitalista na qual vivemos. Demonstramos a necessidade de toda e qualquer sociedade efetuar atos de trabalho que possibilitem transformar a natureza nas condições materiais da existência social. Também mostramos como a educação, sozinha, não possui o papel de modificar a sociedade. O capitalismo é a sociedade na qual o capital comanda e contra todo o processo de trabalho. Portanto, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica e da ontologia lukácsiana, concluímos que a educação escolar preocupada com a formação integral de seus alunos precisa investir esforços na defesa crítica dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos que possibilitem superar as aparências limitantes do idealismo ecológico.


Currículo e Formação de Professores: Uma Abordagem Histórico-Crítica

September 2022

·

5 Reads

·

1 Citation

Revista GESTO-Debate

O presente artigo é instrumento por meio do qual abordamos os fundamentos do currículo e da formação de professores a partir das contribuições da ontologia lukácsiana e da pedagogia histórico-crítica. Compreendemos que o currículo e a formação de professores são complexos sociais que se relacionam com outras totalidades. No âmbito da sociedade capitalista contemporânea não há como apartar a reflexão sobre tais complexos sociais das lutas que se exercem entre as classes dominantes e a classe trabalhadora. Demonstramos a importância de uma análise histórica e crítica da educação em articulação com o trabalho enquanto única categoria o ser social; bem como a identificação dos conhecimentos clássicos que são indispensáveis para os currículos em suas mediações com a formação de professores rumo ao desvelamento cada vez mais objetivo do real. A defesa da integridade humana em toda a sua plenitude é uma empreitada que, no campo das pesquisas sobre currículo e formação de professores, muito pode se ampliar e enriquecer com a ontologia lukácsiana e a pedagogia histórico-crítica.