Mariana Costa Mello Gonçalves's scientific contributions

What is this page?


This page lists the scientific contributions of an author, who either does not have a ResearchGate profile, or has not yet added these contributions to their profile.

It was automatically created by ResearchGate to create a record of this author's body of work. We create such pages to advance our goal of creating and maintaining the most comprehensive scientific repository possible. In doing so, we process publicly available (personal) data relating to the author as a member of the scientific community.

If you're a ResearchGate member, you can follow this page to keep up with this author's work.

If you are this author, and you don't want us to display this page anymore, please let us know.

Publications (2)


Obtenção de caldo bruto enzimático a partir de fungos lipolíticos para a produção de ésteres metílicos
  • Article
  • Full-text available

July 2022

·

15 Reads

Revista em Agronegocio e Meio Ambiente

Dâmaris Hadassa Rangel Fonseca Bessa

·

·

Amanda Oliveira Souza

·

[...]

·

Proveniente de matéria-prima vegetal ou animal, o biodiesel é um combustível renovável que nos últimos anos tem ganhado destaque como um possível substituto dos combustíveis fósseis, principalmente o diesel. O biodiesel é obtido mediante a transesterificação ou esterificação, em que as lipases que podem ser sintetizadas por meio de fungos lipolíticos são usadas como catalisadores. Assim sendo, a presente pesquisa teve por objetivo realizar a prospecção de enzimas lipolíticas em fungos e utilizar o caldo enzimático bruto para produzir biodiesel. O crescimento dos fungos foi realizado em meio mineral contendo uma única fonte de carbono: o azeite de oliva extra-virgem. O caldo bruto foi analisado por espectrofotometria, utilizando o p-NPB como substrato para quantificar as lipases. O caldo bruto produzido foi utilizado sem nenhuma modificação na presença de diferentes proporções de um planejamento central composto de óleo de soja e metanol para a produção de ésteres metílicos que foram analisados em cromatografia gasosa. Os fungos Paecilomyces formosus (Sakag. & Tada & Samson) I, Paecilomyces formosus II e Aspergillus tubingensis Mos. Produziram, respectivamente, uma atividade lipolítica específica de 9,268 U g-1, 7,032 U g-1 e 6,447 U g-1 e, a partir do caldo bruto usado diretamente para a produção de biodiesel, foi possível alcançar valores de 41,60% de ésteres metílicos, concluindo que as lipases desses fungos são ativas e que quando aplicadas diretamente por meio do caldo bruto é possível realizar a transesterificação obtendo valores promissores até maiores que alguns encontrados na literatura, sendo uma lipase de grande potencial industrial.

Download
Share

Atividade específica lipolítica em fungos coletados do bagaço de cana-de-açúcar

March 2021

·

78 Reads

·

1 Citation

Revista em Agronegocio e Meio Ambiente

Lipases são enzimas que são capazes de catalisar reações químicas e, em específico, catalisam ligações lipídicas. Essas enzimas podem ser obtidas a partir de fungos lipolíticos que por meio de uma fonte de carbono conseguem produzir altos níveis de lipases. Fungos que foram previamente selecionados do bagaço de cana-de-açúcar foram colocados para realizar fermentação submersa utilizando como única fonte de carbono o azeite de oliva extra-virgem. O caldo produzido desses fungos foi analisado por meio de espectrofotometria utilizando como substrato o p-NPB, os resultados obtidos foram analisados por meio de estatística com 5% de significância. Com a presente pesquisa foi possível identificar fungos capazes de crescerem em meio mineral com uma única fonte lipídica de carbono e quantificar atividades específicas de lipases utilizando o substrato p-NPB, foi possível então obter valores promissores de atividade específica lipolítica de três fungos 8,004 U mg-1, 5,897 U mg-1, 5,077 U mg-1, para os fungos Paecilomyces formosus (primeiro isolado), Paecilomyces formosus (segundo isolado) e Aspergillus tubingensis, que são valores citados pela primeira vez para esses três fungos e se comparados a outros microrganismos da literatura são mais altos e ativos para serem utilizados em processos industriais.

Citations (1)


... Os três fungos são: Paecilomyces formosus (isolado I), Paecilomyces formosus (isolado II) e Aspergillus tubingensis (isolado III) -coletados do bagaço de cana-de-açúcarforam repicados em meio contendo BDA (batata, dextrose e ágar) (MORIN-SARDIN et al., 2019), colocados em estufa (Bunker, NI 1525) a 28 ºC, durante 7 dias. A escolha desses três fungos se deu pelo fato de terem sido as melhores cepas em produção de atividade específica lipolítica, conforme apontado por Bessa (2021). Posteriormente, foi preparado um meio mineral de acordo com Papanikolaou e Aggelis (2002), contendo 7 g L -1 de KH2PO4; 2,5 g L -1 de Na2HPO4.7H2O; ...

Reference:

Obtenção de caldo bruto enzimático a partir de fungos lipolíticos para a produção de ésteres metílicos
Atividade específica lipolítica em fungos coletados do bagaço de cana-de-açúcar

Revista em Agronegocio e Meio Ambiente