ChapterPDF Available

Escola e Comunidade: o difícil jogo da participação

Authors:

Abstract

Este capítulo trada das relações entre a comunidade escolar e a comunidade naqual ela está inserida. Pensar as dinâmicas intra-escolares e aquelas que se estabelecem entre escola-comunidade e comunidade-escola é um desafio fundamenta para garantir um modelo educacional que supere as barreiras estre esses dois polos e possibilite um modelo edicativo inclusivo, diverso e libertado para estudantes e para a sociedade.
... Algumas mudanças não somente se circunscreveriam no âmbito social senão também no âmbito das políticas públicas. Pois estas últimas seriam o instrumento do Estado para determinar as ações públicas (Silva, 2013(Silva, , 2014(Silva, , 2018 tendentes a salvar (ou não) vidas. O impacto nas nossas vidas seria o resultado de um determinado ethos das sociedades. ...
Article
Full-text available
É eticamente defendível restringir as liberdades em a favor da saúde? É correto proteger a saúde a custa de outros bens? E é indefinidamente ou até que ponto? Devemos evitar a perda de vidas humanas sem considerar a consequências? Se devemos salvar vidas, valem todas iguais? Devemos comparar o valor da vida com outros valores? Estas e outras interrogantes éticas intentam ser respondidas pelo Dr. Prof. Daniel Loewe no livro Ética y Coronavirus, publicado pela editora Fondo de Cultura Económica, ainda sem tradução para o português. Trata-se de um livro de 227 páginas divididas em cinco capítulos cuja linha condutora é o coronavirus não situado necessariamente no Chile, mas com uma narrativa que vislumbra realidades do mundo inteiro. Estes capítulos são: 1. Dios y el coronavirus; 2. Libertad y coronavirus; 3. Coronavirus y utilidade; 4. Deberes y coronavirus; e 5. El fin del mundo.
... Também refletimos sobre a necessidade de produção de energia sustentável que permita a perpetuação da vida em nossos dias e também para as gerações futuras. Consideramos que tal debate é de crucial importância na formação profissional de nível médio, possui ampla aderência e capilaridade, possibilitando discussões interdisciplinares que articulem planos de trabalho docentes de diversos componentes curriculares (Silva & Ansara, 2014). ...
Article
Full-text available
A utilização de energia hidráulica para tracionar atividades humanas não é um assunto do contemporâneo. Os primeiros moinhos movidos a água, datam do século II a.C. Nos dias de hoje, o aproveitamento da energia das águas é buscado visando produzir energia elétrica. Trataremos aqui de duas maneiras de produzir energias limpas e renováveis por meio dos oceanos: maremotriz e ondomotriz. Nosso objetivo geral é abordar tópicos interdisciplinares dessas fontes energéticas. Esse trabalho foi produzido no contexto de um grupo de trabalho visando cumprir uma atividade solicitada pelo Curso de Formação Pedagógica Para Educação Profissional De Nível Médio, do Centro Paula Souza. Organizamos nas referências, todos os materiais consultados e produzimos uma narrativa de história em quadrinhos como material de apoio, visando possibilitar que atividades em sala de aula possam vir a ser produzidas por outros professores. Assim, pensamos ser possível amplificar as discussões aqui apresentadas para explanações acerca de componentes curriculares variados, relacionadas por exemplo às políticas públicas, legislação, sustentabilidade, meio ambiente, etc. Por isso, esperamos que as discussões aqui empreendidas não se encerrem nessas linhas, mas, que a partir delas, multipliquem-se.
... Quem sabe o debate sobre o tema gênero diga algo sobre a melhora das relações entre os atores sociais envolvidos no processo educativo e sobre a apropria inserção da universidade na comunidade onde está inserida. Mas esse jogo mais participativo que democratiza a educação é difícil e demanda maior abertura a igual maneira que ocorre nos outros níveis educacionais (Silva 2007;Silva & Ansara, 2014). Gênero, raça e orientação sexual são elementos que afrontam conservadorismos (D'Addio & Silva, 2012) e necessitam ser melhor abordados na educação superior. ...
Article
Full-text available
O presente artigo propõe uma reflexão acerca da importância da institucionalização da discussão de gênero no interior das universidades, a partir de um levantamento da ocorrência do termo “gênero” nos títulos e ementas das disciplinas que compõem as grades curriculares dos cursos de graduação em Psicologia da cidade de São Paulo. As universidades gozam de autonomia didático-científica, e pressupõe-se que sejam agentes de desenvolvimento social, estimulando a construçãode um pensamento e conhecimento crítico-reflexivos. Constatou-se que, mesmo com políticas e diretrizes que definem a inclusão da discussão de gênero nos currículos, a quase ausência de disciplinas com o termo “gênero” em seus títulos ou ementas indica que tal debate não está instituído nos cursos de Psicologia da cidade de São Paulo.
... Neste caso, trata-se de um conjunto de capacidades, de disposições que os estudantes devem ter para que possam avançar em seus estudos, para que possam ter uma experiência duradoura e de sucesso na escola. Ao mesmo tempo, o conceito de educabilidade aponta para a necessidade de o sistema educacional, as escolas, os professores, desvelem o grau de educabilidade que seus educandos e educandas trazem para a prática educativa, para que possam construir coletivamente as bases necessárias para o progresso do educando, a partir de sua própria realidade, de suas próprias condições (Silva & Ansara, 2014). ...
Article
Full-text available
O artigo trata de uma leitura crítica do currículo da rede pública municipal para o Ensino Médio, produzido a partir da Base Nacional Comum Curricular, a ser finalizado no ano de 2020. O documento curricular apresenta um caráter progressista, mostrou-se de fácil manuseio para consulta das professoras e dos professores da rede municipal da cidade de São Paulo. Do ponto de vista dos processos formativos, parece haver uma grande demanda também por discussões de caráter filosófico, para que a proposta possa ser plenamente compreendida e implementada pelo conjunto docente. O documento traz uma fundamentação teórica marcadamente crítica em relação à sociedade contemporânea. Sua estrutura assemelha-se à da Base Nacional Curricular, trazendo a Educação Física dentro do campo de Linguagens e suas tecnologias.
Article
Full-text available
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, de fevereiro a dezembro de 2022, no contexto pandêmico do COVID-19. Participaram diretamente 33 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental e suas famílias, uma docente e uma pesquisadora. O estudo objetivou resgatar o conhecimento popular e ancestral das famílias relacionando-o aos componentes das Ciências da Natureza por meio de práticas ecopedagógicas alicerçadas na Educação Ambiental Crítica, que tiveram como eixo central o Caderno Viajante. A metodologia esteve centralizada na pesquisa-ação, complementada pela observação participante e pelas rodas de conversa. Conclui-se que o trabalho auxiliou como uma ponte entre as diversas dimensões do currículo, propiciando a pluralidade de saberes por meio da participação dos/as envolvidos.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.