Technical ReportPDF Available

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTÍNUA DE FORMADORES FORMADOR DE UFCD A DISTÂNCIA (FORMATO HÍBRIDO)

Authors:

Abstract and Figures

Sendo indiscutível que a formação de adultos desempenha um papel fundamental para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade, são também reconhecidos os desafios com que se confrontam hoje os profissionais que asseguram essa formação, nomeadamente numa sociedade em constante mudança e em que o acelerado desenvolvimento técnico e tecnológico constitui uma característica determinante. O desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham em educação e formação assume, aliás, uma importância vital para melhorar a qualidade da aprendizagem em todos os níveis, sendo particularmente relevante quando na equação se introduzem públicos mais fragilizados, como os adultos não escolarizados, os migrantes, ou, como no caso que originou o desenvolvimento do presente referencial, os jovens adultos à procura de emprego. À necessidade de atualização permanente dos formadores e da sua adaptação à diversidade de contextos de intervenção, alguns a exigirem grande especificidade de competências, junta-se assim a necessidade de adaptação às oportunidades que as próprias tecnologias digitais vieram trazer ao serviço da inovação das práticas de formação: tanto no que diz respeito à exploração do potencial pedagógico das ferramentas digitais hoje disponíveis para a aprendizagem dos conteúdos da formação (informação e conhecimento), como em termos de interação e colaboração (comunicação) ou de produção e de expressão (criação). A diferenciação de percursos formativos e de estratégias de trabalho que as tecnologias digitais tornam possível (em função de objetivos, conteúdos, destinatários ou níveis de qualificação visados), conjugadas com o potencial que significa permitirem contextos de formação e aprendizagem que não se confinam em exclusivo à formação presencial, como até aqui tem acontecido, são dois argumentos determinantes para a opção que em boa hora foi tomada de desenvolvimento deste referencial.
Content may be subject to copyright.
A preview of the PDF is not available
ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Conference Paper
Full-text available
O termo "e-learning" começa a entrar com insistência, nomeadamente no campo da Formação Profissional e da Educação. Torna-se por isso oportuno reflectir sobre o alcance e implicações desse conceito e sobre formas de o operacionalizar à luz das Ciências da Educação. Como contributo para esse objectivo, apresenta-se nesta comunicação o esboço de um modelo de formação de formadores em que se pretende que as dimensões didáctica e curricular, a par da dimensão tecnológica, constituam fundamento para a construção de uma aprendizagem a distância, autónoma e significativa.
Conference Paper
Full-text available
Com a crescente oferta de oportunidades de ensino e aprendizagem formais através da Internet, passa a ser crítico o desenvolvimento de materiais de suporte a uma aprendizagem mais flexível e autónoma por parte de quem aprende. O desenvolvimento desse tipo de materiais, não deixando de constituir uma novidade para a maior parte dos agentes educativos, veio introduzir novos desafios em termos de concepção e realização de recursos de apoio à aprendizagem, embora se possa capitalizar muito do conhecimento metodológico sobre o ensino e a aprendizagem que ocorre em contextos de educação e formação presenciais.A concepção de materiais e recursos educativos que cumpram a função de ajudar uma aprendizagem autónoma e significativa é pois uma questão de grande actualidade e pertinência nos dias de hoje, justificando-se, por isso, a breve reflexãoaqui apresentada. Dito de outra maneira e uma vez que a aprendizagem é, em última análise, uma construção individual, parece-nos fazer sentido questionar dois aspectos essenciais quando se trata de conceber materiais de apoio: o que significaaprender de forma autónoma e quais os elementos nucleares a ter em conta na estruturação e organização de recursos e materiais de suporte a uma aprendizagem aberta, independente e flexível. Palavras-chave: Aprendizagem autónoma, Aprendizagem aberta, Aprendizagem independente, Aprendizagem significativa, Recursos educativos digitais.
Challenges and Competences of the e-Teacher: A higher education experience in Portugal
  • F Costa
  • S Fradão
 Costa, F. & Fradão, S. (2012). Challenges and Competences of the e-Teacher: A higher education experience in Portugal. In Chrysovaladis Prachalias (ed.). Proceedings of the 8th International Conference on Education. Research and Training Institute of East Aegen, 5th-7th July 2012, Samos, Greece. 145-152.
Tutor de Formação à Distância -Manual do Formando I. Comunicação e Interacção Pedagógica em Formação a Distância
  • L Vieira
  • J Lencastre
 Vieira, L. & Lencastre, J. (2005). Tutor de Formação à Distância -Manual do Formando I. Comunicação e Interacção Pedagógica em Formação a Distância. Lisboa: Perfil e Delta Consultores.