Figura 2 - uploaded by Alessandro Murta Baldi
Content may be subject to copyright.
Arduino Mega 2560. Fonte: [Arduino 2015] O Arduinó e uma plataforma de computaçcomputaç˜computação física em código aberto com base em uma simples placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento próprio.  

Arduino Mega 2560. Fonte: [Arduino 2015] O Arduinó e uma plataforma de computaçcomputaç˜computação física em código aberto com base em uma simples placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento próprio.  

Source publication
Conference Paper
Full-text available
Este artigo apresenta a construção de um protótipo voltado à educação em saúde, para auxílio no tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. O protótipo, feito com hardware de código aberto, foi construído baseado em pesquisas que indicam a capacidade das tecnologias interativas em fornecer medidas alternativas para a promoção da autogestã...

Similar publications

Presentation
Full-text available
Apresentar as possibilidades e as liberdades de software livre (SL) numa abordagem desde a concepção de SL até hardware livre (HL) e modo de compartilhamento de recursos para criação de HL. Para isso, foi realizado um paralelo entre HL e SL, bem como a apresentação de algumas possibilidades de trabalho com SL e HL.

Citations

... Ressalta-se a abordagem de temas que permeiam a vida e cotidiano dos usuários. Em relação ao sono, a situação de confinamento e a drástica mudança das rotinas diárias pode afetar a saú- Diante disso, Montiel et al (2015) entendem que as TCIs relacionadas à saúde podem contribuir para a redução dos índices de erros clínicos, para a melhora dos cuidados em saúde, no aumento da eficiência do tratamento e melhora na qualidade de vida dos usuários. Portanto, refletir sobre Sistemas Comunicacionais que considerem a informação desejada e que possibilitem a otimização da aquisição da informação pelos usuários/profissionais é um grande desafio. ...
Article
Full-text available
Uma grande parte da atividade dos profissionais de saúde consiste em processar informações, ou seja, a obtenção e registro dos casos clínicos, informações sobre o paciente, seja por questões legais ou a título de comparação inicial e final do tratamento proposto ao paciente. Levando essa realidade em consideração, em que todas estas atividades demandam muito tempo e uma estrutura especifica, o presente artigo tem como objetivo descrever um sistema de rede de informação e um aplicativo para dispositivos móveis, com elementos próprios a essa nova tecnologia, aplicáveis tanto a profissionais da saúde como aos pacientes, recursos como: acessibilidade, mobilidade e habilidade continua de transferência de dados em tempo real. O protótipo foi construído de forma estruturada, a partir de um projeto piloto previamente testado para a escolha assertiva do desenvolvimento de conteúdo, escolha do software de criação, formatação, layout e indexação em lojas de aplicativos. Após o protótipo do aplicativo ter sido testado com êxito, permitiu-se passar as etapas seguintes, incluindo-se a testagem pelos profissionais e pacientes o aplicativo desenvolvido demonstrou ser uma ferramenta de auxílio ao diagnóstico baseado em evidências e literatura científica para complementar e orientar o profissional cirurgião-dentista acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas patologias orais, além de orientar pacientes quanto a cuidados, e à sua agenda. Sendo assim, poderá após finalizado, o aplicativo poderá ser indexado as lojas de aplicativos (App Store e Google Play), com custo para download, além de necessário o cadastro para a utilização.
Article
Full-text available
A educação em saúde possui o intuito de promover mudanças de comportamentos e a melhora na saúde da população. O presente estudo tem o objetivo de conhecer o uso dos aplicativos para educação em saúde por meio de dispositivos móveis. Destaca-se que os tais dispositivos se tornaram aliados para a educação em saúde, pois potencializam e agilizam a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes ou usuários dos serviços de saúde, encurtando distâncias e levando informações mais seguras, favorecendo significativamente a qualidade do autocuidado, empoderamento e acompanhamento mais seguro dos processos de saúde-doença. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação em saúde; Educação em saúde; Aplicativos móveis. ABSTRACT Health education aims to promote behavioral changes and improve the health of the population. The present study aims to know the use of applications for health education through mobile devices. It should be noted that such devices have become allies for health education, since they enhance and accelerate the communication between health professionals and patients or users of health services, shortening distances and providing safer information, significantly favoring the quality of self-care, empowerment and safer monitoring of health-disease processes. KEYWORDS: Communication in health; Health education; Mobile applications RESUMEN La educación en salud tiene la intención de promover cambios de comportamiento y la mejora en la salud de la población. El presente estudio tiene el objetivo de conocer el uso de las aplicaciones para educación en salud por medio de dispositivos móviles. Se destaca que estos dispositivos se han convertido en aliados para la educación en salud, pues potencian y agilizan la comunicación entre profesionales de la salud y pacientes o usuarios de los servicios de salud, acortando distancias y llevando informaciones más seguras, favoreciendo significativamente la calidad del autocuidado, el empoderamiento y el seguimiento más seguro de los procesos de salud-enfermedad. PALABRAS CLAVE: Comunicación en salud; Educación en salud; Aplicaciones móviles.