-Localização do Parque Nacional de Sete Cidades, obtido a partir dos dados geográficos do MMA (2004) e da malha municipal digital do Brasil, em escala 1:250.000 do IBGE (2010).

-Localização do Parque Nacional de Sete Cidades, obtido a partir dos dados geográficos do MMA (2004) e da malha municipal digital do Brasil, em escala 1:250.000 do IBGE (2010).

Source publication
Article
Full-text available
A cobertura vegetal é essencial para proteção dos solos, visto que reduz a energia cinética das gotas da chuva, atenuando o processo de erosão. Portanto, tornou-se relevante avaliar o estado de conservação/degradação da cobertura vegetal do Parque Nacional de Sete Cidades (PARNA), localizado entre Piracuruca e Brasileira, Nordeste do Piauí, através...

Citations

Article
Full-text available
Este trabalho apresenta dados sobre a percepção ambiental dos moradores no entorno do Parque Nacional de Sete Cidades, obtidos por meio de entrevistas com 60 moradores de 9 comunidades na zona rural dos municípios Brasileira e Piracuruca. No estado do Piauí, o Parque Nacional de Sete Cidades constitui uma unidade de conservação de proteção integral, e seu objetivo é preservar a biodiversidade do bioma Cerrado. O Parque possui 6.303,64 hectares e ocupa um perímetro de 36km, apresentando no seu entorno diversos modos de uso e ocupação do solo em diferentes tipos de propriedades rurais (casa com quintal, fazenda, chácara etc.). Uma ferramenta útil para a conservação da biodiversidade é o levantamento da percepção ambiental, pois permite conhecer as relações entre ambiente e sociedade. Foram entrevistados 50% de homens e 50% de mulheres. A maioria dos moradores tem idade acima de 50 anos e formação escolar básica incompleta. Todos os entrevistados consideraram a conservação da natureza muito importante; contudo, a maioria não participou ou participou muito raramente de alguma atividade que abordasse a temática ambiental promovida pelo Parque. Os principais problemas identificados no Parque foram a caça de animais silvestres e a invasão de pessoas e de animais domésticos. O conhecimento de como os moradores dos arredores do Parque percebem o ambiente em seu entorno é muito importante para o entendimento dos impactos ambientais e para o planejamento de estratégias de conservação.