Comparação entre arte Pop (Marilyn Monroe, de Andy Warhol, à esquerda) e de obra digital Glitch (JPEGged Mona Lisa, de Luciano Testi Paul).  

Comparação entre arte Pop (Marilyn Monroe, de Andy Warhol, à esquerda) e de obra digital Glitch (JPEGged Mona Lisa, de Luciano Testi Paul).  

Source publication
Article
Full-text available
Este artigo discute a arte Glitch digital e suas relações com a arte visual do passado, com ênfase na arte moderna, com o intuito de entendermos o porquê e como este recente gênero artístico e sua estética são apreciados atualmente. Começamos definindo a Glitch Art e suas duas classificações mais difundidas: Pure glitch e Glitch-alike, assim como d...

Similar publications

Article
Full-text available
Este artigo discute a Glitch art, seu surgimento e suas principais características e qualidades estéticas visuais e sonoras. Iniciamos com a apresentação e definição da Glitch art e suas duas classificações: Pure Glitch e Glitch-alike. Descrevemos suas características visuais e mostramos artistas glitch que possuem propostas atuais no campo da arte...

Citations

Article
Full-text available
O presente artigo, num primeiro movimento, explora reflexões, conceituações e categorizações realizadas por autores como Moradi (2004), Menkman (2011) e Stearns (2012) acerca da Glitch Art – gênero de arte digital que explora o erro tecnológico. Em seguida, de maneira mais específica, a partir da compreensão de duas categorias da Glitch Art propostas por Moradi (2004) – Pure Glitch e Glitch Alike – propõe-se uma terceira categoria, que denominamos Glitch de Superfície, que aparece à luz do desenvolvimento das tecnologias e dos softwares e aplicativos de edição de mídias digitais, como imagens, vídeos e textos. A concepção de “superfície” está atrelada à noção de que tais aplicativos, ao simularem o erro digital contido dentro da máquina, transportam-no para a sua camada mais extrema: a superfície da imagem. Por fim, busca-se refletir sobre as reverberações desta categoria artístico-estética proposta, em seu caráter social, político, cultural e econômico.